Ginástica Laboral

stretchingMuitas empresas estão buscando melhorias na condição de seu meio de trabalho. Dentre estas melhorias destaca-se a implantação do Projeto de Ginástica Laboral. Que é a prática voluntária de atividade física, realizada pelos trabalhadores/colaboradores, no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, visando melhorar a sua condição física frente aos postos de trabalho. No projeto são realizados exercícios específicos que tem como objetivo prevenir doenças decorrentes das atividades que cada pessoa desempenha.

Pode fortalecer ou relaxar determinadas musculaturas mais exigidas durante a sua atividade de trabalho, prevenindo problemas posturais e lesões que, além de trazer riscos aos funcionários, representa custos operacionais para a empresa. As aulas têm duração de 10 a 15 minutos, sem causar fadiga ou sudorese sempre ministradas por um Profissional de Educação Física qualificado e habilitado.

A Ginástica Laboral propicia benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais. Traz motivação ao trabalho, integração e diminuição do risco de doenças, entre outros benefícios. Por conta disto, nosso objetivo é atender o trabalhador, motivo de nossos esforços e produzir respostas satisfatórias à empresa contratante.

Um dos mais importantes instrumentos do Programa de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida que segundo FIGUEIREDO (2007) é definida como “uma proposta de exercícios físicos a serem realizados diariamente durante a jornada de trabalho, buscando compensar os movimentos repetitivos inerentes à atividade laboral cotidiana, à ausência de movimentação ou mesmo compensar posturas que causam algum tipo de constrangimento físico e que são assumidas durante o período do trabalho.”